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Dicas de como utilizar storytelling na sua estratégia

Uma das melhores maneiras de se conectar com o público é contando histórias que fazem com que eles se identifiquem. O storytelling é uma estratégia que é muito utilizada pelas marcas, para criar uma conexão emocional com o público para fazer com que essas pessoas conheçam todos os seus produtos e serviços, e consequentemente, aumente o engajamento.

Atualmente, o ambiente digital está sobrecarregado de informação e conteúdos. Por isso, uma boa história contada é o elemento que dará um diferencial na sua estratégia e fará com que a sua marca se destaque entre as outras. Incluir as técnicas de storytelling deveria ser prioridade de todas as empresas. Continue lendo para saber mais sobre essa ferramenta e como utilizá-la na sua estratégia.

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O que é Storytelling?

Storytelling é uma forma de comunicação que conta histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras, transmitindo informações e ensinando lições. É uma técnica usada em diversos meios, inclusive no marketing digital.

Essa estratégia, ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma mais indireta, com caráter persuasivo. É uma técnica poderosa que pode ser usada para cativar a audiência e envolver o público.

Por que usar storytelling no marketing?

Por conta do grande volume de conteúdo que é gerado diariamente na internet, tornou-se difícil para o público permanecer focado por muito tempo para obter informações.

Desse modo, os profissionais de marketing precisam mostrar logo de cara o valor das ações que querem apresentar. E isso é o que o storytelling pode fazer pela sua empresa.  

Ao invés de só encorajar as pessoas a comprarem seus produtos, é fundamental contar uma história. As histórias são memoráveis e as pessoas adoram ler novas histórias e compartilhá-las com outras. Esse tipo de marketing boca a boca, é excelente para aumentar a visibilidade e conhecimento da marca. 

Qual a importância do storytelling no marketing digital?

Nessa era digital, é cada vez mais importante para as marcas serem capazes de contar histórias que se conectem com o público. 

Além disso, o storytelling ajuda as marcas a se destacarem da concorrência e criarem um vínculo emocional com os seus clientes. Afinal, essa ferramenta ajuda na geração de leads. 

Porém, é importante ressaltar que o storytelling não é apenas contar histórias. Ele também precisa ter um objetivo claro e estar alinhado nas estratégias de marketing. 

Estratégias de Storytelling para o marketing digital

O storytelling é uma ótima oportunidade de engajar seu público e fazer com que ele se sinta importante e parte da sua marca. 

Para isso acontecer, existem várias maneiras de usar o storytelling para alavancar as suas campanhas, sempre lembrando que as histórias precisam ser relevantes para conquistar o público-alvo. 

Dito isso, confira duas dicas para te ajudar a criar estratégias de storytelling: 

  • Coloque-se no lugar do seu cliente

Algo crucial para ter sucesso nas estratégias é se colocar no lugar do cliente. Tente sempre entender qual é o problema dele e traga ideias para trazer soluções para eles.

Quando você mostra interesse nas dores e necessidade do seu cliente, você consegue criar um vínculo mais forte com eles. 

  • Faça uso de elementos visuais

Usar elementos visuais é super importante para o storytelling e estratégias de marketing digital. Vídeos e imagens são ótimos para atrair a atenção do público e ajudar em uma melhor compreensão da história que você está contando. 

Portanto, invista em produções de conteúdos audiovisuais para atrair mais pessoas para as suas histórias. 

  • Compartilhe histórias de usuários

É super importante fazer com que o cliente seja o protagonista das suas histórias e uma das melhores maneiras de fazer isso acontecer, é tornar o cliente a cara e o foco central das suas histórias. 

O conteúdo gerado pelo público, é excelente para poder criar um conteúdo dinâmico e diversificado para as suas plataformas, e assim, deixar seus clientes brilharem. 

Depoimentos e fotos e vídeos de antes e depois, são um excelente material de marketing que permite aos clientes compartilharem as experiências com a sua marca. 

  • Permaneça autêntico

É super importante não prometer nada que você não possa cumprir! Não use um tom que não condiz com a sua marca, pois se sua marca não é baseada no humor, não seja irreverente em sua narrativa. 

  • Não se esqueça de ouvir

Um aspecto essencial em qualquer narrativa é ouvir. Pessoas que têm dores e necessidades assistem, leem e ouvem. É fundamental que você crie histórias sabendo o que as pessoas realmente querem da sua marca e das suas histórias. 

Os principais elementos do Storytelling

Para executar uma boa história que consiga impactar seu público-alvo, é preciso seguir esses elementos:

  • Introdução: onde a história é introduzida, contextualizada e os personagens são apresentados;
  • Personagens: é com eles que o público irá se identificar, eles são essenciais para uma narrativa de sucesso;
  • Ambiente: é fundamental introduzir um ambiente nas suas histórias para fazer com que o público entenda melhor a história;
  • Conflito: os conflitos são essenciais em uma história, pois são eles que a movem;
  • Mensagem: é importante entregar uma mensagem de qualidade, que faça o leitor querer voltar;
  • Conclusão: a mensagem principal é transmitida nesse momento, gerando impacto e memória da audiência. 

Conclusão

Utilizar as técnicas de storytelling é fundamental para atrair o cliente de uma forma espontânea, natural e de uma forma que crie conexão com ele. Se você deseja criar uma relação de proximidade e emocional com o seu público, é essencial utilizar essa técnica na sua marca! 

 

 

 

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