No momento você está vendo Coprodução: Uma das melhores maneiras para começar no marketing digital

Coprodução: Uma das melhores maneiras para começar no marketing digital

A coprodução pode ser definida como o ato de dividir a produção de um produto com outras pessoas, incluindo a venda e a divulgação da mesma. Ela é realizada no momento em que é construída uma parceria para a divulgação, desenvolvimento e venda de um produto ou serviço. A coprodução digital pode ser a solução ideal para fazer o seu negócio deslanchar! 

O crescimento do mercado digital se tornou uma forma de empreendedorismo para milhares de pessoas. Com o aumento do comércio digital, hoje é possível investir em várias formas de ganhar dinheiro online.

Dito isso, venha saber mais sobre a coprodução e como ela é fundamental para quem pensa em começar no marketing digital!

coprodução

O que é coprodução?

A coprodução é uma estratégia de marketing digital que permite um criador de conteúdo ou produtor se juntar com sócios e parceiros que vão ajudar na criação e divulgação do seu produto ou serviço.

Ela é realizada quando é feita uma parceria para o desenvolvimento, divulgação e venda de um produto ou de um serviço. 

O coprodutor não atua apenas na criação de um infoproduto. Esse profissional também atua como:

  • Gerente de Afiliados;
  • Especialista em tráfego;
  • Agência de lançamento

 A coprodução permite que você faça um produto digital com uma outra pessoa ou participe de forma mais próxima da criação e divulgação deste produto ou serviço. Essa acaba sendo uma maneira mais fácil de colocar um sócio em seu negócio digital por um período pré-definido ou indeterminado.

O que é um coprodutor?

Um coprodutor é aquele que produz, junto com outro produtor, um produto digital. Essa parceria tem tempo determinado, pois tudo irá depender da plataforma que você escolher para realizar a coprodução e da sua vantagem. 

Como um coprodutor, você pode criar um preço de venda para os seus produtos digitais, e a cada venda que fizer, o coprodutor receberá sua comissão. Isso porque, a coprodução é uma forma de fazer com que outras pessoas recebam uma comissão pelos seus produtos online. 

Resumindo, ser um coprodutor permite que você crie um conteúdo, produto ou serviço digital, ou compartilhe da distribuição deste produto. 

O que é preciso para ser um coprodutor?

Para ser um coprodutor de sucesso e realizar boas parcerias na coprodução, é necessário entender algumas dicas, dominar alguns assuntos e aprender! Veja abaixo:

Narrativa

É super importante e essencial para ser bem-sucedido neste ramo, que você saiba se comunicar e se expressar de maneira chamativa, que chame atenção ao anúncio colocado. Além disso, procurar entender como o trabalho do marketing digital funciona. 

Ser um estrategista dominando várias frentes

Como o trabalho do coprodutor é divulgar os produtos e marcas por meio das mídias sociais, a comunicação deve ser com o público-alvo certo, de forma direta, no momento certo e personalizada para atrair a atenção deles. 

Métricas

Depois de você avaliar todas as hipóteses, é hora de transformar suas ideias em algo calculável. Existem várias ferramentas que podem te ajudar nessa difícil tarefa e usando elas da maneira certa, qualquer tipo de dados podem ser obtidos.

Tráfego

O tráfego digital é o fluxo de usuários visualizando suas páginas, então é preciso que você tenha, ou aprenda a ter, domínio em métodos que façam as pessoas quererem seu produto ou serviço através das redes sociais, sites profissionais e blogs.  

Quais são os benefícios de ser um coprodutor?

A função de um coprodutor, permite que você faça parceria com outras pessoas, acompanhe de perto o negócio delas e tenha contatos em diferentes áreas. 

Certamente, a maior vantagem de ser um coprodutor é suprir uma necessidade de uma área que você não domina para alavancar as vendas do seu produto. 

Fazendo a parceria e trabalhando com outra pessoa no mesmo projeto, aumenta suas chances de sucesso. Pois, cada um poderá focar no que tem mais experiência, criando um produto mais rico e de melhor qualidade. 

Uma outra vantagem é a rapidez. Um projeto pode levar dias para sair do papel e ser lançado. Por isso, ter mais uma pessoa cuidando de áreas diferentes, economiza tempo e aumenta a segurança de ter menos riscos ao ser lançado.

Para que serve?

Essa parceria feita com o objetivo de divulgação, desenvolvimento e venda define a coprodução. É importante ressaltar que ambos os sócios dessa parceria são considerados coprodutores. 

 A coprodução permite que você faça um produto digital com uma outra pessoa ou participe mais da criação e divulgação deste produto ou serviço. Essa acaba sendo uma maneira mais fácil de colocar um sócio em seu negócio digital por um período pré-definido ou indeterminado. 

O pagamento entre eles será repartido de acordo com as funções e no geral pode variar muito os valores recebidos. Porém, os coprodutores com conhecimento na parte de marketing digital, são bastante procurados e bem pagos. 

Quais são as vantagens da coprodução?

A coprodução possui diversas vantagens que geram um bom retorno financeiro e a venda de produtos de alta qualidade para o consumidor. Veja abaixo as 4 vantagens:

  • trabalho de qualidade em todas as áreas;
  • divisão de tarefas;
  • poupa tempo;
  • flexibilidade de regras.

Conclusão

A coprodução ajuda em um melhor desempenho no planejamento, desenvolvimento, criação e venda dos seus produtos e serviços. Por isso, contratar um coprodutor só irá trazer benefícios para a sua marca! Se quiser saber mais sobre o assunto ou tirar dúvidas, entre em contato com a Hostconect e converse com os nossos especialistas! 

Veja também:

Dicas de como utilizar storytelling na sua estratégia 

7 motivos para ter domínio próprio

Dicas de marketing digital para a geração Z 

 

Deixe um comentário