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Tendencias do Marketing Digital B2B em 2023

Se você deseja que a sua empresa comece 2023 com o pé direito, é essencial investir nas principais tendências de marketing digital B2B para garantir o sucesso do seu negócio. Vender pela internet deixou de ser opção e passou a ser necessidade. 

Um dos principais desafios do marketing digital B2B é construir valor e ganhar confiança da audiência. Mas, para quem está antenado nesse tema, já sabe que há muitas novidades e mudanças. Por isso, continue lendo para saber as principais tendências do marketing digital B2B em 2023!

marketing digital B2B

O que é marketing digital B2B?

O marketing B2B é uma estratégia de divulgação voltada a empresas que vendem para outras empresas. O B2B tem outros tipos de clientes como foco, ou seja, as empresas precisam levar isso em consideração na hora de divulgar produtos e serviços para atrair clientes. 

As vendas do marketing digital B2B não são levadas pela emoção, há muito mais riscos, pesquisas, pessoas e análises envolvidas no processo, o que torna a confiança no fornecedor essencial.

Como funciona o marketing B2B?

No marketing B2B, uma empresa oferece seus produtos e serviços para outras empresas e essas empresas oferecem os produtos/serviços para os consumidores.  Como é o caso de agências de marketing digital, fábricas, serviços de TI, distribuidoras de matéria-prima, entre outras. 

Basicamente, esse modelo de negócio funciona em uma hierarquia: as indústrias vendem para distribuidores, fornecedores vendem para os fabricantes e os importadores vendem para revenda até que cheguem ao consumidor final.

Quais são as principais tendências do marketing digital B2B para 2023?

A cada ano que passa, o marketing B2B agrega novidades e mudanças em suas estratégias, seja por algoritmos das ferramentas de buscas e por atualizações de métodos. 

De fato, as tendências do marketing B2B se renovam todo ano. Por isso, é importante estar atento e se preparar para os novos planejamentos do ano que vem. Confira abaixo as principais tendências:

1- Comunicação e conteúdos interativos estarão em alta

Buscar uma maior interação com o público sempre foi uma das principais estratégias do marketing B2B. Porém, o que está em jogo não é a estratégia em si, mas sim, como ela será colocada em prática. 

É cada vez mais comum haver novas formas de ações e interações dentro dos conteúdos aplicados. Por isso, a tendência é criar conteúdos interativos que tenham uma boa comunicação e que fazem o público querer interagir mais com a sua marca. 

2- Influenciadores terão papel fundamental

Outra tendência que já era crescente e que deve se reforçar ainda mais em 2023, é o papel dos influenciadores nesse setor. 

Afinal, é cada vez mais comum que esse tipo de papel venha se adaptando ao setor B2B, inclusive com agências e plataformas especializadas na captação de parcerias, conectando empresas de diferentes ramos para promover seus produtos e serviços nas redes. 

3- Analytics de cara nova

Ano após ano, o Google anuncia atualizações e mudanças em suas metodologias e algoritmos. E dessa vez, segundo a ferramenta do Google, a partir de 2023 haverá novidades na mensuração de engajamento de leads. 

O Google Analytics substituirá o Universal Analytics, sendo muito mais moderno e dinâmico, com mais funcionalidades, integrações e recursos disponíveis. 

4- Anúncios bem além do Google

A cada ano que passa, as empresas buscam mais alternativas além do Google para promover seus produtos e serviços nas redes. 

Por isso, entre as principais tendências de marketing B2B para 2023, é possível destacar o crescimento de outros canais de anúncios, como o Linkedin, Bing Ad, Stack Adapt, entre outros. 

5- Vídeos continuarão relevantes

Outro destaque para 2023 é continuar investindo em vídeos como canal principal ou complementar de seus conteúdos. Os vídeos são uma forma de fazer com que você atraia a atenção do público e com que eles entendam e conheçam melhor a sua marca.

No entanto, vale ressaltar que essa estratégia demanda qualidade. Ou seja, é preciso investir em cada detalhe, como na iluminação, edição, áudios, efeitos e muito mais.

Além disso, é preciso focar em fatores como objetividade, relevância de temas e clareza na comunicação. 

6- Ascensão de agências especializadas

A ascensão de agências especializadas é uma das principais e mais importantes tendências do marketing B2B para 2023 e que sempre foi um fator diferencial para o setor. 

É visível o crescimento e a especialização de agências realmente especializadas e dedicadas às estratégias do marketing B2B 2023. Isso permite que empresas de todos os tamanhos e setores, planejem campanhas mais direcionadas e focadas nas reais necessidades do mercado. 

7- Foco contínuo no marketing de conteúdo

A criação de conteúdos é extremamente essencial, por isso conteúdos de qualidade serão mais importantes do que nunca para capturar leads e convertê-los em clientes. 

Quais são as estratégias usadas no marketing B2B?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e quais são suas principais tendências, veja quais são as estratégias mais usadas no B2B. 

  • Funil de vendas;
  • Site profissional;
  • Blog para interação de leads;
  • Branding para empresas;
  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • SEO;
  • Infográficos.

Conclusão

Serão muitas as tendências de marketing B2B para 2023 e todas elas são muito bem planejadas e executadas. Por isso, é importante também saber todas as estratégias do marketing digital e ficar por dentro de todas as novidades presentes no mundo digital!

 

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