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O que são KPI no Marketing Digital

Com o crescimento constante do marketing digital, novas ferramentas, estratégias e conceitos se tornam cada vez mais populares e um deles é o KPI’S ( key performance indicators, traduzindo, indicador chave de desempenho).

Os KPI’S são métricas que ajudam a avaliar as estratégias de divulgação dentro do marketing digital. Eles indicam os valores quantitativos que medem os seus principais processos internos da empresa, possibilitando seu acompanhamento e o melhor gerenciamento do nível de desempenho e sucesso das estratégias. 

Continue lendo esse artigo para saber a fundo tudo sobre os KPI’S! 

KPI'S

O que são os KPI’S?

Os KPI’S são indicadores-chave de desempenho que são observados por uma empresa. Ele é uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está atendendo efetivamente os objetivos propostos pela organização. 

Eles são parte fundamental das estratégias de gestão de qualquer empresa, pois  possibilitam um acompanhamento e gerenciamento do nível de desempenho e sucesso de estratégias. Utilizando eles, a empresa consegue entender como está cada um dos números e traçar metas mais plausíveis. 

Quais são os principais modelos de KPI’S?

Existem diversos tipos de KPI’S que podem ser definidos e divididos de diversas maneiras. É importante saber que você pode usar diferentes modelos de KPI’S, de acordo com os interesses de quem analisa os resultados. 

Portanto, os modelos são divididos em indicadores de capacidade, produtividade, qualidade e indicadores estratégicos. Para entender melhor sobre cada um desses modelos, veja abaixo:

KPI’S de capacidade

Os indicadores de capacidade mostram o quanto uma empresa é capaz de produzir em um determinado tempo. Eles andam juntos com os indicadores de qualidade e produtividade, já que a função desses três mostra o potencial de competitividade de uma organização. 

Esses são os exemplos mais usados:

  • Correspondências enviadas por dia;
  • Produtos produzidos por hora;
  • Atendimentos ao cliente por mês.

KPI’S de produtividade

Os indicadores de produtividade são aqueles utilizados especialmente na gestão dos negócios e das finanças. 

Eles têm como objetivo, avaliar a eficiência dos processos nas empresas e o quanto isso vai impactar nos rendimentos. Pois assim, você conseguirá identificar quantos recursos são gastos para gerar um produto ou serviço. 

Veja quais são os KPI’S de produtividade mais usados:

  • Capacidade de produção;
  • Custo de aquisição por clientes;
  • Taxa de conversão de vendas;
  • Índice de produtividade;
  • Custo por lead.

KPI’S de qualidade

Esse modelo de KPI, faz a análise de qualquer erro ou imprevisto durante a produção. Eles mensuram o resultado final e possibilitam melhorias na qualidade do serviço prestado. 

KPI’S de qualidade mais usados:

  • Efetividade;
  • Eficiência;
  • Eficácia

KPI’S estratégicos

Os indicadores estratégicos demonstram a situação do empreendimento em relação às metas e objetivos estabelecidos. Essa ação ocorre a partir de análises prévias dos cenários internos e externos das campanhas, visando melhorar seu desempenho.

Exemplos de KPI’S estratégicos: 

  • Ticket médio de vendas;
  • Nível de crescimento mês a mês;
  • Percentual de lucratividade.

Como escolher o modelo certo de KPI?

Um bom KPI precisa ser relevante para o seu objetivo. Eles são ligados aos objetivos porque são eles que medem a performance de cada um dos objetivos. 

É importante ressaltar que indicadores errados mostram performance errada, então você pode ter a impressão de que está indo tudo bem, quando na verdade não está.

Para facilitar a escolha de qual KPI escolher, veja 5 características de um bom KPI:

Importância para a base dos negócios

Um bom KPI mostra que a sua estratégia está tendo bons resultados e que o objetivo principal está sendo atingido. 

Se o seu negócio crescer e vender mais, o KPI deve te mostrar que você está realmente crescendo valendo mais. 

Relevância

Um erro muito grande quando as empresas vão escolher um KPI, é optar por indicadores de qualidade. Ou seja, números que não mostram nenhum resultado, mas que fazem as equipes de marketing ficarem felizes.

Indicadores primários como curtidas, comentários e compartilhamento em redes sociais, não mostram resultados concretos. Por isso, foque no que realmente importa e no que trará bons resultados. 

Ter periodicidade

O KPI precisa ser medido constantemente, pois é esse acompanhamento que permite entender o que funciona e o que não funciona. É importante estar ciente de escolher KPI’S que possam ser medidos periodicamente e que ajudem na tomada de decisões periódicas. 

Ajudar em escolhas inteligentes

O seu indicador-chave de performance primário precisa te ajudar a fazer escolhas inteligentes. Informações e dados são a base de boas escolhas. 

Como fazer uma gestão de KPI’S?

A gestão de KPI’S determina os indicadores que vão determinar a meta do seu negócio coletando os dados periodicamente, de modo que permita realizar a análise identificando pontos de melhoria e ações corretivas. 

Esses indicadores irão informar se as metas estão próximas ou não e o que é necessário para atingi-las. Para isso,  as empresas precisam ter um planejamento estratégico acessível. 

Agora, veja algumas dicas de como fazer uma gestão de KPI’S:

  • Determine as metas;
  • Alinhe os KPI’S em sua estratégia;
  • Acompanhe a performance;
  • Corrija erros;
  • Busque a melhoria dos KPI’S;
  • Use os indicadores para ajudar na tomada de decisões.

Conclusão

 A definição dos KPI’S está diretamente relacionado aos objetivos de uma empresa e ele ajuda a medir suas ações e iniciativas. Por isso, trabalhe bem o seus objetivos e crie estratégias que condizem com o que a sua empresa espera. 

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