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7 tendencias para marketing digital em 2023

Para se manter no topo e ser relevante no mercado, as empresas devem ficar sempre atentas e atualizadas nas novas tendências de marketing digital para poderem começar o ano com o pé direito. 

Hoje em dia, também é preciso monitorar como o consumidor está agindo nas diferentes plataformas digitais para poder estar conectado com as suas dores, necessidades, desejos e propósitos. 

Se o seu desejo é continuar conquistando clientes e ser bem-sucedido no ano que vem, é fundamental estar por dentro das tendências. Por isso, continue lendo para saber quais são!

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Tendências de marketing

Cada vez mais, vemos empresas e profissionais buscando uma forma de se adaptar a esse mundo digital e o marketing digital tem um papel fundamental  nesse processo. 

As exigências, expectativas e objeções do público estão diferentes. Então, as ações e campanhas desenvolvidas pelas empresas precisam estar alinhadas para que a marca seja mais atrativa para o consumidor.

A automação e a inteligência artificial são grandes tendências do marketing digital. Não podemos esquecer que os dados são indispensáveis para que a equipes de vendas e marketing consigam ter uma atuação cada vez mais eficiente. 

Nova sociedade e nova geração

As questões sociais e ambientais estão sendo mais levadas em conta e são de grande relevância para o consumidor escolher quais marcas e produtos escolher no dia a dia. 

A geração dos millenials se importam com as minorias, valorizam muito mais a qualidade de vida, bem-estar e saúde. Por isso, buscam marcas que também levantam essa bandeira. 

Tudo isso mostra o caminho que o marketing digital deve seguir, como as campanhas devem ser elaboradas, a postura que devem adotar, a maneira como conduzir seus processos e a maneira como as campanhas devem ser elaboradas. 

Afinal, quais são as principais tendências para 2023?

1- Eventos híbridos para aumentar o alcance do networking e do conteúdo

A intenção é fazer com que 2023 consolide os encontros híbridos. Do mesmo jeito que os modelos de trabalho híbridos e remotos permitem a contratação de pessoas fisicamente distantes, os eventos que combinam vídeos e o presencial, proporcionam levar o conteúdo e o networking a muitas pessoas. 

2- Comunicação mais simples e rápida

De fato, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir stories e vídeos curtos, seja nas redes sociais, no aplicativo do Google ou no WhatsApp. Mesmo em SEO, a tendência para 2023 é o consumo mais rápido. 

3- Marketing e vendas cada vez mais juntos

Para que as estratégias da sua empresa tenha sucesso, é preciso que os setores de marketing e vendas estejam alinhadas, unidas e trabalhando juntas, planejando e analisando todo o processo. Dessa forma, é possível atingir o crescimento previsível.

O marketing precisa passar a olhar pelo funil inteiro, buscando melhorar a sua estratégia. Já as vendas, por sua vez, guia o cliente de uma forma especializada, usando de uma forma estratégica as informações que vem do marketing, até fechar o negócio. 

Para que isso aconteça, é preciso ter ferramentas de marketing e vendas integradas. Assim, facilita a troca de dados e informações para garantir a visibilidade de toda a jornada de compra, fazendo com que a operação se torne mais inteligente e cooperativa. 

4- Comunidades como potencializadoras de vendas

A comunidade digital pode virar um ativo de vendas e marketing. Isso porque o gestor ou empreendedor não precisa se preocupar em conseguir mais clientes. Confira o que as comunidades podem trazer: 

  • Fazer mais vendas por indicação;
  • Aumentar a fidelização e retenção de clientes;
  • Transformar o que você vende em uma causa;
  • Estreitar o relacionamento com o cliente;
  • Aumentar o lifetime value ( LTV) 

5- Marketing de influência

Essa ferramenta já é consolidada entre marcas e comunidades. Sua estratégia demonstra que marcas e influenciadores podem andar juntos, desde que haja co criação dos dois lados, prezando pela construção de relações com clientes a longo prazo. 

6- Criatividade

A criatividade é um fator a mais que nunca deve ser deixado de lado, pois ela é essencial em tudo o que fazemos, principalmente na criação de campanhas para a sua marca.

Para te ajudar a ter mais criatividade, consuma conteúdos que tragam ideias diferentes e que te desafiem. 

7- Webinars como principal conteúdo educativo

Enxergamos os webinars como principal conteúdo educativo e de geração de leads. Os fatores são:

  • As pessoas querem cada vez mais consumir seus conteúdos;
  • Traz convidados com diferentes visões;
  • Geração de conteúdos;
  • Apresenta os produtos em uma forma de live commerce;
  • Aceleração de conversão usando chats e QR codes.

Conclusão

A cada ano que passa novas tendências e novidades surgem no marketing digital, é de extrema importância que a sua empresa esteja atenta a todas elas. Utilizar as estratégias de marketing digital farão com que você ajude a alavancar o seu negócio! Por isso, entre em contato com os nossos especialistas em marketing digital para saber mais sobre.

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