Para se manter no topo e ser relevante no mercado, as empresas devem ficar sempre atentas e atualizadas nas novas tendências de marketing digital para poderem começar o ano com o pé direito.
Hoje em dia, também é preciso monitorar como o consumidor está agindo nas diferentes plataformas digitais para poder estar conectado com as suas dores, necessidades, desejos e propósitos.
Se o seu desejo é continuar conquistando clientes e ser bem-sucedido no ano que vem, é fundamental estar por dentro das tendências. Por isso, continue lendo para saber quais são!
Tendências de marketing
Cada vez mais, vemos empresas e profissionais buscando uma forma de se adaptar a esse mundo digital e o marketing digital tem um papel fundamental nesse processo.
As exigências, expectativas e objeções do público estão diferentes. Então, as ações e campanhas desenvolvidas pelas empresas precisam estar alinhadas para que a marca seja mais atrativa para o consumidor.
A automação e a inteligência artificial são grandes tendências do marketing digital. Não podemos esquecer que os dados são indispensáveis para que a equipes de vendas e marketing consigam ter uma atuação cada vez mais eficiente.
Nova sociedade e nova geração
As questões sociais e ambientais estão sendo mais levadas em conta e são de grande relevância para o consumidor escolher quais marcas e produtos escolher no dia a dia.
A geração dos millenials se importam com as minorias, valorizam muito mais a qualidade de vida, bem-estar e saúde. Por isso, buscam marcas que também levantam essa bandeira.
Tudo isso mostra o caminho que o marketing digital deve seguir, como as campanhas devem ser elaboradas, a postura que devem adotar, a maneira como conduzir seus processos e a maneira como as campanhas devem ser elaboradas.
Afinal, quais são as principais tendências para 2023?
1- Eventos híbridos para aumentar o alcance do networking e do conteúdo
A intenção é fazer com que 2023 consolide os encontros híbridos. Do mesmo jeito que os modelos de trabalho híbridos e remotos permitem a contratação de pessoas fisicamente distantes, os eventos que combinam vídeos e o presencial, proporcionam levar o conteúdo e o networking a muitas pessoas.
2- Comunicação mais simples e rápida
De fato, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a consumir stories e vídeos curtos, seja nas redes sociais, no aplicativo do Google ou no WhatsApp. Mesmo em SEO, a tendência para 2023 é o consumo mais rápido.
3- Marketing e vendas cada vez mais juntos
Para que as estratégias da sua empresa tenha sucesso, é preciso que os setores de marketing e vendas estejam alinhadas, unidas e trabalhando juntas, planejando e analisando todo o processo. Dessa forma, é possível atingir o crescimento previsível.
O marketing precisa passar a olhar pelo funil inteiro, buscando melhorar a sua estratégia. Já as vendas, por sua vez, guia o cliente de uma forma especializada, usando de uma forma estratégica as informações que vem do marketing, até fechar o negócio.
Para que isso aconteça, é preciso ter ferramentas de marketing e vendas integradas. Assim, facilita a troca de dados e informações para garantir a visibilidade de toda a jornada de compra, fazendo com que a operação se torne mais inteligente e cooperativa.
4- Comunidades como potencializadoras de vendas
A comunidade digital pode virar um ativo de vendas e marketing. Isso porque o gestor ou empreendedor não precisa se preocupar em conseguir mais clientes. Confira o que as comunidades podem trazer:
- Fazer mais vendas por indicação;
- Aumentar a fidelização e retenção de clientes;
- Transformar o que você vende em uma causa;
- Estreitar o relacionamento com o cliente;
- Aumentar o lifetime value ( LTV)
5- Marketing de influência
Essa ferramenta já é consolidada entre marcas e comunidades. Sua estratégia demonstra que marcas e influenciadores podem andar juntos, desde que haja co criação dos dois lados, prezando pela construção de relações com clientes a longo prazo.
6- Criatividade
A criatividade é um fator a mais que nunca deve ser deixado de lado, pois ela é essencial em tudo o que fazemos, principalmente na criação de campanhas para a sua marca.
Para te ajudar a ter mais criatividade, consuma conteúdos que tragam ideias diferentes e que te desafiem.
7- Webinars como principal conteúdo educativo
Enxergamos os webinars como principal conteúdo educativo e de geração de leads. Os fatores são:
- As pessoas querem cada vez mais consumir seus conteúdos;
- Traz convidados com diferentes visões;
- Geração de conteúdos;
- Apresenta os produtos em uma forma de live commerce;
- Aceleração de conversão usando chats e QR codes.
Conclusão
A cada ano que passa novas tendências e novidades surgem no marketing digital, é de extrema importância que a sua empresa esteja atenta a todas elas. Utilizar as estratégias de marketing digital farão com que você ajude a alavancar o seu negócio! Por isso, entre em contato com os nossos especialistas em marketing digital para saber mais sobre.
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