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Dicas de como fazer um funil de conversão eficaz

Converter potenciais clientes, obter tráfego e construir sua lista, são os objetivos principais de um funil de vendas. Se você sabe o que é funil de vendas e como funciona, é essencial saber sobre o funil de conversão também!

Criar um funil de conversão de sucesso pode ser uma tarefa difícil mas não impossível. Se você tem um negócio e um site para a sua empresa, é possível criar um funil de conversão mesmo se estiver começando do zero. 

Continue lendo para saber mais sobre o que é o funil de conversão e como ele funciona! 

funil de conversão

O que é e como funciona um funil de conversão?

Funil de conversão é o mapeamento das etapas pelas quais os clientes passam, desde sua primeira visita no site de uma empresa, até a aquisição de um produto ou serviço. Nele, os leads são convertidos de uma fase até a outra através das ações de marketing e em alguns casos de vendas também.

Os leads, ou clientes em potencial, entram no funil em diferentes momentos e vão sendo nutridos e trabalhados até se tornarem realmente um cliente da sua empresa. 

O funil de conversão está diretamente relacionado com a jornada de compra do consumidor e engloba todo o percurso que o lead percorre até a aquisição de um produto ou serviço que irá solucionar o seu problema.

Quais são as fases e etapas do funil de conversão?

As fases do funil de conversão geralmente são separadas em 5 etapas: atração, captura, nutrição, conversão e venda. Assim, cada fase representa uma categoria diferente em que a pessoa vai se encaixar naquele momento. 

Confira como cada uma dessas fases funciona: 

Atração

Nesse primeiro estágio, as pessoas são chamadas de usuários. Ou seja, são aquelas pessoas que estão visitando o seu site e acompanhando os seus conteúdos, mas cuja informações de contato você ainda não possui.

Captura

Nessa próxima etapa, elas são categorizadas como leads e são considerados clientes em potencial cujo contato já foi capturado pela empresa. Os usuários são convertidos em leads quando entram em contato com a empresa ou preenchem um formulário informando todos os seus dados.

Nutrição

Nessa fase, encontram-se os leads que foram qualificados pelos marketing, ou seja, já possuem um contato mais próximo com a empresa porque já foram nutridos com o seu conteúdo e também se encaixam na definição de público-alvo da empresa. 

Conversão

Nessa etapa de conversão, encaixam-se os leads qualificados, ou seja, leads que já passaram por todas as fases acima e agora foram qualificados pelo setor de vendas.

Venda

A última fase, e mais importante, é a venda. Quando a oportunidade de negócio se torna uma venda, os leads são convertidos em clientes. Pois, ele percorreu por todas as fases do funil de conversão e foi sendo transformado em um lead cada vez mais próximo de virar cliente. 

Para que serve?

O funil de conversão fornece indicadores que ajudam a medir o sucesso do processo do seu inbound marketing. Você deve estar se perguntando como funciona, não é mesmo? 

O funil possui relação direta com o processo de inbound marketing, pois cada fase do processo descreve uma ação que precisa ser tomada, o sucesso das etapas de inbound marketing é indicado pelos números presentes nas fases de funil de conversão. Veja: 

  • O sucesso da atração é o número de usuários;
  • O sucesso da captura é o número de leads;
  • O sucesso da nutrição é o número de leads qualificados em marketing;
  • O sucesso da conversão é o número de leads qualificados em vendas;
  • O sucesso da venda é o número de clientes.

Dessa forma, você consegue acompanhar as taxas de conversão em cada uma das fases, e se alguma etapa der errado ou algo não estiver dentro do esperado, você saberá qual etapa do processo precisa ser melhorada. 

Além disso, o funil de conversão pode te ajudar em: 

  • Gerar interesse nas pessoas pelo o que você tem a oferecer;
  • Criar reconhecimento para a sua marca, produto ou serviço;
  • Ajudar leads a cumprir ações desejadas;
  • Mover leads através do funil até a compra final;
  • Criar um desejo de compra através da educação.

Como construir um que tenha sucesso?

Agora que você já sabe o que é, como funciona e para que serve, é hora de saber como construir um funil de conversão poderoso e eficaz. Confira algumas dicas abaixo:

Assertividade na atração de clientes

Faça estratégias e crie oportunidades que sejam capazes de atrair leads qualificados e transformá-los em clientes de uma forma natural e espontânea.

Estímulo da ação de venda

Busque sempre estimular a ação de venda junto aos seus clientes, geralmente com os conteúdos que ajudam a entender melhor o seu negócio e qual solução o seu produto/ serviço trará para as necessidades dos clientes. 

Saiba criar conteúdos específicos

Ao criar conteúdos destinados ao seu público-alvo, os mesmos passarão a dar mais credibilidade a sua marca e fará com que você conquiste a confiança deles. 

Conclusão

Criar um funil de conversão exige muito esforço e monitoramento, mas se você investir tempo nele, vai ter um aumento significativo na sua receita. Além de poder acompanhar todas as fases e conseguir fazer melhorias em todas as etapas do funil. Portanto, o funil de conversão é essencial para um melhor monitoramento de resultados e é o principal instrumento de um gestor de marketing. 

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